Página InicialTextos EspíritasGratidão, crescimento e felicidade

739 visualizações

Gratidão, crescimento e felicidade

julho 28, 2015

eliane-claro“Saúda o teu dia com a oração de reconhecimento.
Tu estás vivo.
Enquanto a vida se expressa, multiplicam-se as oportunidades de crescer e ser feliz.
Cada dia é uma benção nova que Deus te concede, dando-te prova de amor.
Acompanha a sucessão das horas, cultivando otimismo e bem estar.”
(Livro Vida Feliz, Médium Divaldo P. Franco, Espírito Joanna de Angelis)

Não são poucas as instituições religiosas e doutrinas que nos orientam sobre o poder e a importância da prece, da oração. Porém, infelizmente, cometemos não poucas vezes equívocos no campo das rogativas, onde elevamos nosso pensamente ao Pai (isso quando nossas mentes não estão perturbadas por assuntos meramente materiais e do cotidiano comum) para pedirmos, na grande maioria das vezes, bens materiais, aumento de recursos financeiros, mais sorte no campo afetivo, enfim, coisas que por vezes verdadeiramente falando são supérfluas, fúteis, e mais, totalmente desnecessárias para o nosso progresso espiritual. Esquecemo-nos do principal e diria até único sentimento que deveria tomar conta do nosso coração no ato da prece que é a GRATIDÃO. Esta pela encarnação presente, pelos instrumentos que nos são ofertados, pela Providência Divina que diariamente orienta o nosso crescimento intelecto-moral, pela proteção, amparo e auxílio dos nossos Espíritos guardiães, enfim, pela misericórdia e amor que recaem do Céu sobre nós constante e indistintamente.

Podemos (e devemos) entender a reencarnação como um divino e misericordioso presente do Pai, pois que significa termos uma nova chance para repararmos os erros do passado, quitarmos parte dos débitos que acumulamos ao longo das existências na carne, reatarmos antigos laços de afeto e nos reconciliarmos com desafetos de outrora, por meio de novas experiências e desafios.

Estamos vivendo um momento de transição planetária, onde nem todos os Espíritos poderão mais reencarnar na Terra. Serão exilados para mundos mais atrasados, primitivos, mas não como punição, muito pelo contrário, como forma de reeducação espiritual, oportunidade de fazer o bem, auxiliando no desenvolvimento da nova morada. E nós, que estamos aqui, não vamos aproveitar? Será que ainda teremos mais uma chance na Terra? Isso vai depender só e simplesmente de nós mesmos. Então, que tal aproveitarmos da melhor maneira possível, através do autoestudo, do estudo, conhecimento, compreensão e vivência prática da Lei do Amor?

Isso vai ao encontro do que o nosso grande Chico Xavier ensinou: que a cada dia recebemos de Deus uma folha em branco para escrevermos nela uma história feliz ou triste, isso depende de nós, das nossas escolhas, do nosso livre arbítrio e embora não possamos voltar no passado e mudá-lo, podemos viver bem o presente e escrever um novo fim para a história da nossa vida. Saber extrair a cada dia o melhor, as pérolas das lições de cada situação vivenciada, é o mesmo que compreender e aceitar o amor de Deus em nossas vidas.

Claro que bem viver, de acordo com o Evangelho que o Cristo nos trouxe tem lá suas dificuldades. Não que o Evangelho seja complexo, na verdade ele é simples, é amor puro. Nós é que complicamos, dificultamos mesmo, em virtude de nossa pouca vontade em vivenciá-lo.

O fato, é que não podemos mais ficar parados, estagnados. Precisamos caminhar para frente. Devagar? Pode até ser, mas sem parar, fazendo valer o velho “devagar e sempre” e rogar ao Céu, para o Pai, para o Mestre Jesus e à Espiritualidade Benfeitora que nos fortaleça a fé, a coragem, o otimismo e a alegria, afinal, isso é a Boa Nova, sinônimo de festa espiritual, de vida plena, de consciência desperta para as verdades divinas, de consolação para as aflições atuais e de esperanças ditosas para a vida futura.

Eliane Claro

Nota do editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.a12.com/artigos/detalhes/gratidao-a-forca-transformadora-do-mundo>. Acesso em: 28JUL2015.

Eliane Claro
Eliane Claro

Trabalhadora da Seara Espírita, no Centro Espírita União e Caridade na cidade de Taubaté/SP, atuando em Explanações Evangélicas, Passes Magnéticos e Evangelização Infantil (Projeto Evangelizando Bebês - 0 a 2 anos), busca através da leitura e estudo da Codificação Kardequiana, assim como das demais obras complementares, o conhecimento e a compreensão das Lições do Cristo e da Doutrina Espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como