Página InicialTextos EspíritasÉ preciso acreditar

440 visualizações

É preciso acreditar

dezembro 31, 2015

vania-mugnato-atualizadaÉ preciso acreditar em dias melhores. Sem esperança, imperceptíveis se tornam os passos dados na estrada do progresso, ampliando a dificuldade em notar que hoje estamos mais perto do destino do que estivemos ontem.

Mais que isso, é preciso acreditar no ser humano. A descrença na capacidade das pessoas evoluírem em valores e virtudes leva à falta de investimento no homem: escasseiam oportunidades de fazer diferente, negam-se reinícios, recusam-se perdões, mesmo o amor passa a receber menores investimentos para frutificar.

As crises vivenciadas pela humanidade não são recentes e estão sendo agravadas pela comunicação veloz através da qual absorvemos, quase sem pensar, a negatividade despejada por vários meios, e por, ao mesmo tempo, não escutarmos mais a própria alma.

E como, psicologicamente, é mais fácil gravar a experiência negativa, exigindo que a positiva seja repetida várias vezes para ressignificar valores e impregnar o coração de bondade, muitas pessoas acabam por recepcionar o mal, recusando novas perspectivas que poderiam trazer o bem em resposta.

Perigoso isso. Negar oportunidade à consciência do que está havendo no mundo e conosco, com a consequência de junto recusar possibilidades de mudanças é fuga improdutiva que acabará por nos deixar prisioneiros de nossos próprios enganos.

Fomos ensinados pelo Cristianismo e o Espiritismo reforça esse conceito de não esperarmos muito do próximo, mas amá-lo, incondicionalmente; por outro lado, devemos esperar o máximo de nós, cobrando-nos novas posturas transformadoras, pois, efetivamente, somente é possível mudar a si e isso exige autoconhecimento e consciência de nossa própria condição.

Para não cairmos na estagnação que estimula a depressão e a inatividade no bem é preciso que acreditemos no amanhã alimentando a esperança; é urgente acreditar no próximo dando-lhes novas oportunidades; e, sobretudo é imperativo acreditar em nós mesmos, em nossa capacidade nascida da vontade real de alterar a rota da permissividade, do comodismo, do desânimo, das semeaduras infelizes, enfim, para trilhar uma estrada mais produtiva que nos levará à angelitude e à felicidade tão longamente ansiadas.

Acreditemos na esperança e no próximo.

Acreditemos em nós!

Vania Mugnato de Vasconcelos

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2015/12/dia-de-doar-e-um-chamado-acao.html>. Acesso em 31DEZ2015.

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como