Página InicialTextos EspíritasEspiritismo, caminho de luz pelo esclarecimento!

560 visualizações

Espiritismo, caminho de luz pelo esclarecimento!

setembro 9, 2016

francisco_rebouças“Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido”. Paulo. (Romanos. 10:11)

A Doutrina Espírita, em sua essência, vem nos esclarecer que o esforço individual é a justa medida para estabelecer a necessária diferenciação entre as criaturas, isto porque, a distribuição das oportunidades divinas é sempre a mesma para todos, indiscriminadamente, e os homens recebem idênticas possibilidades de crescimento intelectual, moral e espiritual, para a devida elevação aos planos superiores da vida. Conforme a assertiva do Apóstolo Paulo de Tarso, somos santuários do Deus vivo, e mesmo em nossos dias, inúmeras pessoas se declaram descrentes da luz eterna, deserdadas da fé.

Enquanto desfrutam da juventude com saúde, não se dispõem ao cultivo das virtudes do espírito Imortal que são, preferindo a busca desenfreada dos prazeres mundanos, mas quando a juventude se vai e as possibilidades do corpo já não são as mesmas, tornando-se inabilitados à movimentação no campo das fantasias, voltam-se contra a Divindade e precipitam-se em abismos de revolta e desespero.

Só então podem constatar pela decepção que as acomete, que passaram a vida absorvidos pelas preocupações imediatistas da esfera inferior, transformando esperanças em ambições criminosas, expressões de confiança em fanatismo cego, jamais escutando as palavras delicadas e puras do Senhor, no santuário interno, obcecadas pelas ilusões do plano físico não perceberam as sublimes advertências da consciência que contém as Leis Divinas, preferindo esperar a hora renovadora do sofrimento.

Sabemos que os conceitos doutrinários do Espiritismo se solidificarão, um dia em nossa sociedade, conforme contido em O Livro dos Espíritos, transcritos abaixo, mas é preciso fazer a parte que nos compete, dentro de nossas possibilidades e recursos, para que esse advento não seja retardado pela falta de empenho e dedicação de cada discípulo do Cristo, seguidor do Espiritismo e assim, a regeneração, tão sonhada por todos, não fique apenas em nossos sonhos, e passe a fazer parte de nossa realidade.

Influência do Espiritismo no progresso

798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?
Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na Natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos. Terá, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção, porquanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos”.
As ideias só com o tempo se transformam; nunca de súbito. De geração em geração, elas se enfraquecem e acabam por desaparecer, paulatinamente, com os que as professavam, os quais vêm a ser substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como sucede com as ideias políticas. Vede o paganismo. Não há hoje mais quem professe as ideias religiosas dos tempos pagãos.
Todavia, muitos séculos após o advento do Cristianismo, delas ainda restavam vestígios, que somente a completa renovação das raças conseguiu apagar. Assim será com o Espiritismo. Ele progride muito; mas, durante duas ou três gerações, ainda haverá um fermento de incredulidade, que unicamente o tempo aniquilará. Sua marcha, porém, será mais célere que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre o caminho e serve de apoio. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

799. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?
“Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos”. (1)

“O Espiritismo é uma questão de crença pessoal que não pode depender do voto de uma assembleia, porque esse voto, embora lhe fosse favorável, não temo poder de forçar convicções.
Quando a opinião pública se tiver formado a respeito, os membros dessas corporações a aceitarão sob o poder dos fatos.
Deixai passar esta geração, levando os prejuízos do seu obstinado amor-próprio, e vereis que se há de dar com o Espiritismo o mesmo que se deu com tantas outras verdades tão combatidas e de que hoje seria ridículo duvidar. Hoje, chamam loucos aos crentes; amanhã, será a vez dos que não crerem; foi o mesmo que se deu com os que acreditavam no movimento de rotação da Terra.
Nem todos os sábios, porém, julgaram do mesmo modo; e notai que agora chamo sábios aos homens de estudo e saber, tenham ou não tenham um título oficial”. (2)

Que Jesus possa nos sustentar na determinação de ver o Espiritismo compreendido e praticado em todos os seus belos e sublimes princípios.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, FEB 76ª edição;
(2) Kardec, Allan. O que é o Espiritismo. FEB, 16ª edição – Cap. I, Segundo Diálogo: O Cético.

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.espiritismo.xyz/2015/05/filme-nosso-lar-completo.html>. Acesso em 09SET2016.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como