Página InicialTextos EspíritasAcordam os que dormem

374 visualizações

Acordam os que dormem

março 19, 2017

Valho-me de texto do notável amigo Rogério Coelho, de Muriaé (MG), em transcrições parciais e com mínimas adaptações, para oferecer ao leitor a preciosidade dessa reflexão sobre o processo sábio das aflições como instrumento depurativo para despertamento dos que dormem, indiferentes ou omissos, diante das graves responsabilidades de viver. Reflete o articulista amigo:

Bem-aventurados os que choram (aflitos), pois que serão consolados” – disse Jesus.

Nem todo aflito ou todo aquele que chora será consolado… As aflições são processos depurativos, que che­gam ao homem, concitando-o à meditação em torno da problemática da existência, que não pode ser con­duzida levianamente. Tua aflição mede o teu estado espiritual e represen­ta o patrimônio de que dispões para recuperares a paz.

Dores de hoje, dívidas de ontem.  Aquele que ora se aflige, recupera-se das aflições que a outrem impôs, por isso “só na vida futura”, se hoje bem se conduzir, será consolado.

Há, todavia, aflitos que se fazem afligentes, ex­plodindo, em rebeldia, contra os fatores causais das suas necessidades evolutivas, não raro assumindo uma falsa posição de vítima e engalfinhando-se, nas disputas do desequilíbrio pelo trânsito, através do corredor da loucura por onde derrapam.

Há aflições que se fazem fardo de pesado ônus para aquele que da vida somente considera as vanta­gens utópicas, isto é, as transitórias alegrias decor­rentes da ilusão.

Muitas aflições têm a medida que se lhes atribui aumentando-as ou valorizando-as, em face de uma atitude falsa ou decorrente da exigência de um méri­to que em verdade não se possui…

Os aflitos a que se refere o Mestre são aqueles que da tribulação retiram o bom proveito; aqueles que encontram na dor um desafio para superarem-se a si mesmos; os que se abrasam na fé ardente e sobre­põem-se às conjunturas dolorosas; todos os que con­vertem as dificuldades e provações em experiências de sabedoria; os que sob o excruciar dos testemunhos demonstram a sua fé e perseverança nos ideais espo­sados, porfiando fiéis aos compromissos abraçados…

Os aflitos humildes e que se convertem em lições vivas de otimismo e de esperança  ̶  eis os que serão bem-aventurados, porque após as dívidas resgatadas, os labores realizados, os testemunhos confirmados, “serão consolados” pela bênção da consciência tran­quila, no país da redenção total.

Tua aflição é o caminho da tua vitória sobre ti mesmo. Ela te dará a medida da tua fraqueza e a grande­za do amor e da sabedoria do Pai Criador.

Utiliza-te da sua metodologia para o mais breve triunfo que te cumpre alcançar.

Aquele que se arrepende de um mal, está aflito; aquele que se encoleriza, sofre aflição; quem persegue, padece agonia; quem inveja extremunha-se e chora; quem odeia, galvaniza-se sob o açodar da fúria e combure-se nos altos fornos do desequilíbrio que gera. Estes não serão, por enquanto, consolados.  Somente quando a consciência da dor os faça amar, submetendo-os à Divina Vontade, encontrarão na aflição a felicidade por que anelam.

A aflição está na Terra, por ser este um planeta de provas e dores, onde a felicidade ainda não se ins­talou, nem poderia fazê-lo por enquanto…

Concentra desse modo, as tuas aflições no Afli­gido em dívidas e entrega-te a Ele, seguindo-Lhe o exemplo, e, enquanto te encontres aflito, procura di­minuir a aflição do teu próximo. Assim, fazendo, se­rás consolado, porque, conforme já sabemos, “as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa”. Sofrendo-as com resignação, superá-las-ás, encontran­do a paz”.  

Orson Peter Carrara        

   

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://blogdadoutrinaespirita.blogspot.com.br/2015/10/diante-das-aflicoes.html>. Acesso em: 19MAR2017.                                                        

Orson Peter Carrara
Orson Peter Carrara

Expositor espírita, tem percorrido muitas cidades do Estado de São Paulo e já esteve na maioria dos estados do país, por várias vezes, para tarefas de divulgação espírita. Articulista da imprensa espírita, tem colaborado com diversos órgãos da imprensa espírita, entre revistas, sites e jornais do país, além de boletins regionais, no país e no exterior. Autor de treze livros, seus textos caracterizam-se pela objetividade e linguagem acessível a qualquer leitor, estando disponibilizados em vários sites de divulgação espírita.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como