Página InicialTextos EspíritasA Razão da Fé que Consola

719 visualizações

A Razão da Fé que Consola

julho 12, 2017

A história da humanidade é intensamente sofrida. Questionamos o motivo de tanta infelicidade, as razões pelas quais tudo parece difícil, e não encontramos respostas. Ciência e filosofia deixam tais questionamentos no ar, enquanto muitas religiões apegam-se, cegamente, à vontade de Deus, como se buscar razões fizesse desmerecer o céu por falta de fé.

O Espiritismo, todavia, parte de outros pressupostos. Vê lógica em tudo e responde aos mais tortuosos questionamentos através da reflexão racional. Ele estuda as leis naturais, obviamente de origem divina, permitindo compreender a lógica das experiências da vida terrestre. Sim, o Espiritismo consegue oferecer, aos que nele buscam, esclarecimentos e motivos coerentes para explicar o que, para tantos, ainda é inexplicável.

Duas dessas leis naturais são altamente consoladoras e de extrema importância para a compreensão da justiça divina: a lei de Reencarnação e a lei de Causa e Efeito. Sem elas a vida humana transitaria ao sabor da sorte, o destino não premiaria os bons, nem corrigiria os maus, não compensaria o esforço pessoal e a auto superação. Sem elas não se explicariam os motivos dos bons sofrerem e dos maus escaparem às leis dos homens.

Pela lei de reencarnação o ser espiritual, imortal e inteligente, renasce no planeta quantas vezes forem necessárias para continuar seu aprendizado, de modo a confirmar, pelo resultado de suas ações, que modificou seu entendimento sobre o bem e o mal. A perfeição é a meta, não há perdição. Com a morte a alma liberta-se, com a reencarnação toma para si outro instrumento físico de modo a continuar o exercício evolutivo na escola da existência carnal.

Pela lei de causa e efeito todos recebem aquilo que ofereceram: o bom recebe o bem e o mau recebe o mal. Consequências positivas incentivam o homem ao amor e à caridade, enquanto as negativas estimulam a mudança de conduta. Essas leis fazem parceria inestimável! Os atos realizados numa vida são semeaduras que, se não colhidas na mesma existência, o serão em outra. Assim, ninguém jamais se perderá!

A vida ensina! Não há consolo maior que saber que para ser feliz basta ser bom.

“Perfeição é a meta. Reencarnação é o caminho. E toda falha, na direção de obra perfeita, exige naturalmente corrigenda e recomeço”. (Emmanuel, in Justiça Divina, por Chico Xavier)

Vania Mugnato de Vasconcelos

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <http://www.pnsbrasil.com.br/noticia/2016/01/30/001576/001576_1.jpg>. Acesso em 12JUL2017.

Vania Mugnato de Vasconcelos
Vania Mugnato de Vasconcelos

Advogada, Bacharel em Serviço Social, pós-graduada em Recursos Humanos. Casada, mãe, espírita desde os 12 anos de idade, palestrante em vários centros no interior de São Paulo. Trabalhadora do CE João Batista de Jundiaí – SP, atua na casa como palestrante e Coordenadora do Grupo de Pais. Discípula de Jesus pela Aliança Espírita Evangélica do ABC, é oradora em casas espíritas vinculadas à USE Regional Jundiaí. Também é oradora em seminários realizados pelo Instituto Chico Xavier de Itu, em parceria com outros trabalhadores da seara espírita. Articulista espírita em redes sociais, jornais e blogs, seus textos e poemas estão disponíveis ao público na internet, bem como possui canal de vídeos no Youtube contendo palestras e estudos espíritas.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como