Página InicialTextos EspíritasO aperfeiçoamento é uma necessidade

644 visualizações

O aperfeiçoamento é uma necessidade

outubro 11, 2017

Tudo na vida exige aprendizagem, porque ninguém sabe sem se submeter ao natural risco do erro, que nos faz adquirir as experiências que muito nos ajudarão a evitar os equívocos do início, pois sabemos que quase sempre não se consegue o melhor resultado quando se começa a fazer algo que jamais fez antes, e os insucessos iniciais nos acrescentam algo de positivo, a procura de encontrar uma melhor solução para aquilo que nos propomos realizar.

Qualquer tarefa que nos esteja determinada exigirá nossa atenção, devotamento, abnegação e força de vontade porque, evidentemente, não haverá vitória sem lutas, principalmente, na atual fase por que passa a nossa sociedade, onde a falta de oportunidade reclama preparo e competência do indivíduo à procura do sucesso profissional, social, religioso e etc. Faz-se imprescindível entender que o trabalho é uma Lei natural a qual estamos todos submetidos em seu mecanismo de justiça, visando o nosso crescimento e desenvolvimento intelecto-moral, conforme nos esclarecem os imortais da Vida Maior em O Livro dos Espíritos, nas questões que se seguem:

“Questão 676 – Por que o trabalho se impõe ao homem?
Por ser uma consequência da sua natureza corpórea. É expiação e, ao mesmo tempo, meio de aperfeiçoamento da sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência. Por isso é que seu alimento, sua segurança e seu bem-estar dependem do seu trabalho e da sua atividade. Ao extremamente fraco de corpo outorgou Deus a inteligência, em compensação. Mas é sempre um trabalho”.

“Questão 677 – Por que provê a Natureza, por si mesma, a todas as necessidades dos animais?
Tudo em a Natureza trabalha. Como tu, trabalham os animais, mas o trabalho deles, de acordo com a inteligência de que dispõem, se limita a cuidarem da própria conservação. Daí vem que o do homem visa duplo fim: a conservação do corpo e o desenvolvimento da faculdade de pensar, o que também é uma necessidade e o eleva acima de si mesmo. Quando digo que o trabalho dos animais se cifra no cuidarem da própria conservação, refiro-me ao objetivo com que trabalham. Entretanto, provendo as suas necessidades materiais, eles se constituem, inconscientemente, executores dos desígnios do Criador e, assim, o trabalho que executam também concorre para a realização do objetivo final da Natureza, se bem quase nunca lhe descubrais o resultado imediato”.

“Questão 678 – Em mundos mais aperfeiçoados, os homens se acham submetidos à mesma necessidade de trabalhar?
A natureza do trabalho está em relação com a natureza das necessidades. Quanto menos materiais são estas, menos material é o trabalho. Mas, não deduzais daí que o homem se conserve inativo e inútil. A ociosidade seria um suplício, em vez de ser um benefício”. (1)

Não será uma atitude sensata alguém desejar encontrar o sucesso sem o sacrifício exigido para tal cometimento; é necessário estar disposto a enfrentar os obstáculos comuns da vida de qualquer indivíduo, desde os primeiros passos nos bancos escolares, até o grande momento da coroação dos esforços na conclusão de um curso superior que lhe garanta um diploma universitário, conferindo-nos o direito de exercer esta ou aquela profissão escolhida, após a alegria do juramento do compromisso firmado perante a sociedade.

É importante saber que um diploma não representa garantia de destaque em nenhuma profissão, que exigirá do profissional os necessários requisitos de conhecimento dedicação e respeito ao seu semelhante, e ainda o permanente cuidado com as atualizações e novidades que surgirem em sua área de atuação, para só então, e pouco a pouco, fazer-se conhecido e respeitado profissionalmente, com uma conduta pautada na ética e moral de indivíduo consciente e respeitador das Leis e da Ordem.

A proposta de qualquer profissional digno que deseja alcançar sucesso na vida e na profissão há de se fundamentar na dedicação aos estudos, na disciplina e na seriedade com que desempenhará suas tarefas, pois, quem não age dessa forma estará muito mais próximo do fracasso, da decepção e do descrédito, que o levarão sem compaixão alguma ao encontro do abismo e do infortúnio, por mais que conquiste fama e fortuna, pois sua consciência será o Tribunal Divino a aprovar ou desaprovar suas ações diante do seu próximo.

Isto porque, aquele que profissionalmente resolver abusar do título conquistado para auferir lucros e vantagens pessoais, ferindo e desrespeitando os semelhantes, é certo que estará assumindo compromissos negativos para com as sábias e imutáveis Leis estabelecidas pelo Criador, “que dará a cada um segundo suas próprias obras” e cobrará a reparação no labor inevitável da expiação, para se redimir perante elas. (2)

Não há fórmula capaz de nos isentar das responsabilidades dos atos praticados, e a Lei de Causa e Efeito, no seu perfeito mecanismo de ação, compele sempre a criatura ao salutar sacrifício da retificação, de maneira geral, através dos mecanismos da dor e do sofrimento para que assim possam todos entender que o compromisso que temos é o de amar ao próximo como a nós mesmos e não o de tirar proveito de sua ignorância ou fragilidade.

Os homens e mulheres que alcançaram êxito em seus empreendimentos com atitudes de respeito à ética e à moral, declararam em todas as épocas que suas conquistas foram alcançadas mediante renúncias e sacrifícios pessoais, à custa de lutas dolorosas. Em vista disso, é, de fundamental importância, que saibamos buscar nosso progresso individual, de forma honesta e a contribuir de forma positiva com a nossa parte na disseminação do bem, para que, quando convocados a prestarmos contas pela Lei Maior, possamos estar na condição de operários fiéis ao salário da Eterna Luz, e dignos de haurir a paz da consciência tranquila que só o dever bem cumprido nos facultará.

Francisco Rebouças

Referências Bibliográficas:
(1) KARDEC, ALLAN. O Livros dos Espíritos. FEB, 76ª edição.
(2) Mateus, 16:27.

Nota do Editor:
Imagem em destaque disponível em <https://pixabay.com/pt/m%C3%A3os-m%C3%A3o-trabalho-constru%C3%A7%C3%B5es-1139098/>. Acesso em 11OUT2017.

Francisco Rebouças
Francisco Rebouças

Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos, Professor, Escritor, Articulista de diversos veículos de divulgação espírita no Brasil, Expositor Espírita, criador do programa: "O Espiritismo Ensina".

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como