Página InicialTextos EspíritasFraterninho e a Apicultura

548 visualizações

Fraterninho e a Apicultura

janeiro 5, 2018

Um dia apareceram algumas abelhas no Remanso Fraterno procurando um local para construir sua casa.

As crianças ficaram curiosas e começaram a olhar a movimentação das abelhas. E em pouco tempo a casa começou a crescer.

A professora preocupada procurava afastar as crianças do local para que não fossem picadas, mas todas estavam muito curiosas.

No plano espiritual, Fraterninho e seus amiguinhos também estavam preocupados. Mas vendo a curiosidade sadia das crianças, resolveram dar intuição à professora para que estudasse as abelhas junto com as crianças. Porém, mesmo nossos amiguinhos do plano espiritual também não conheciam muito sobre as abelhas e resolveram pedir aos mentores do Remanso para que os levassem a conhecer um lugar onde se trabalha com o mel. E os mentores os levaram na casa de um homem que tinha trabalhado com as abelhas e o mel, quando encarnado.

O senhor Anésio Boaventura recebeu as crianças com muita alegria.

-Então, crianças, vocês querem estudar a vida das abelhas?

-Sim, senhor Anésio, elas são muito organizadas, curiosas, trabalhadoras e queremos saber mais sobre elas.

-Muito bem. Então vamos começar. O lugar onde se trabalha com o mel chama-se apiário e quem trabalha com o mel chama-se apicultor. A criação das abelhas para a produção do mel chama-se apicultura. A colmeia é a casa das abelhas e pode abrigar até 60 mil abelhas. O mel é produzido dentro da colmeia e elas também fabricam geleia real, cera e própolis. A geléia real serve de alimento para a abelha rainha. As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no alto da cabeça, dois pares de asas, três pares de patas e antenas. Alimentam-se principalmente do néctar, um líquido docinho encontrado nas flores e de pólen, um pozinho amarelo e são responsáveis pela polinização.

-O que é polinização, senhor Anésio?- perguntou Gato Selvagem.

-As abelhas quando passam pelas flores levam o pólen em suas patinhas e, quando pousam em outras flores, deixam o pólen nessas flores e isso faz com que surjam novas flores e frutos. Isso é a polinização. Elas estão divididas em rainhas e operárias. Os machos chamam-se zangões e sua função é a reprodução, assim como a função da abelha rainha é a reprodução e ela chega a botar até dois mil ovos por dia.  Os machos não têm ferrão e são alimentados pelas abelhas operárias e também expulsos da colmeia, quando há falta de alimento geralmente no outono e inverno. A cera serve para a construção de novas colmeias. Uma abelha produz cinco gramas de mel por dia. No início da primavera, as operárias saem do ninho à procura de alimento e começam a coleta do néctar visitando mais de 500 flores durante o dia. As abelhas fazem vários tipos de trabalho durante sua vida curta: elas são faxineiras, quando limpam a colmeia e as fezes da abelha rainha; são construtoras porque constroem a colmeia; são babás quando alimentam as abelhas que vão nascer; e são soldados quando defendem a colmeia.

As crianças estavam adorando e, quando o senhor Anésio parou de falar um pouquinho, elas disseram:

– Continue senhor Anésio, por favor.

Os homens aprenderam que podem criar abelhas e por isso surgiu o apiário, mas deve-se ter cuidado ao mexer com as abelhas porque elas picam e sua picada pode levar uma pessoa à morte, se ela for picada por mais de três abelhas. Elas injetam um veneno que pode matar uma pessoa. O mel é apreciado por outras abelhas, por camundongos e em alguns países até pelos ursos. O homem gosta tanto do mel que até chama de lua-de-mel um dos momentos mais felizes de sua vida, que é o período após seu casamento. Para evitar a picada deve-se usar roupas claras, não usar perfume, sabonete, loção pós-barba e spray fixador para cabelos. Evitar movimentos bruscos e excessivos quando próximo à colmeia e não gritar.

O mel é um alimento bom para a nossa saúde, pois contém vitaminas, proteínas e açúcares, auxilia na defesa contra as doenças, ajuda na digestão, combate gripes e resfriados.

O senhor Anésio olhou para as crianças sorrindo e disse:

-Viram como as abelhas são trabalhadeiras? Elas colaboram com Deus fazendo seu trabalho direitinho e ajudam o ser humano na sua alimentação e na cura de suas doenças.

 Nesse momento, um dos mentores se aproximou das crianças e disse:

-Muito bem, meninos, é hora de voltar ao Remanso. Vamos nós também fazer nosso trabalho e colaborar com Deus.

Todos agradeceram ao senhor Anésio o que tinham aprendido sobre as abelhas, essas criaturinhas de Deus, tão úteis ao homem e à natureza, retornando felizes.

Chegando ao Remanso, todos queriam ir ver a colmeia construída pelas abelhas e ir brincar, mas o mentor disse:

-Vocês não estão se esquecendo de alguma coisa, crianças?

-De agradecer a Jesus o passeio e a aulinha recebida, – disse Clarinha.

Então todos oraram agradecendo a Jesus a aulinha recebida e Fraterninho deu intuição a uma das cozinheiras que preparou um delicioso pão de mel.

Orleide Felix de Matos

Nota do editor:
Imagem ilustrativa e em destaque disponível em <http://www.remansofraterno.org.br/remanso/index.php/service-10>. Acesso em: 04JAN2018.

Orleide Felix de Matos
Orleide Felix de Matos

Nutricionista no Grande ABC, Espírita desde 1971, alia o seu conhecimento da Língua Italiana e paixão pela divulgação da doutrina espírita para divulgar o Espiritismo aos irmãos da Itália, através de seus três blogs, uma página no Facebook chamada Le Nostre Persone Care Vivono nell'Aldilà e um canal no Youtube.

Deixe aqui seu comentário:

Divulgue seu evento conosco.
É rápido, fácil e totalmente gratuito!

+ Clique e saiba como